segunda-feira, 21 de julho de 2014

Criando uma história coletiva na aula de Matemática

A atividade foi realizada pela turma 712 após a construção de figuras aleatórias no plano cartesiano, como flores, carros e barcos. Com as figuras concluídas, iniciamos a história coletiva, onde cada aluno contribuía com a sua figura e dava sequência à história.
           Objetivos da atividade:  estimular a concentração, a criatividade e o improviso. 

Professora Carla Alessandra Gardini




sexta-feira, 18 de julho de 2014

No dia 04 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele recebeu uma visita, no mínimo, exemplar.
Pablo Barreti, presidente da AFADEV(Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais), acompanhado da professora da entidade, Valquíria Bregolin, palestrou para as turmas 811 e 911.
Pablo é deficiente visual e repassou aos alunos da instituição, além de suas experiências pessoais, as melhores maneiras de auxiliar os deficientes visuais em seu dia-a-dia, de maneira adequada e correta.
O tom de brincadeira e as dinâmicas vivenciadas tornaram o momento valoroso e rico, mostrando-nos que a sensibilidade e o respeito ainda são os melhores conteúdos aprendidos na escola.

Obrigada, AFADEV!  
Prof. Claudia Gasperin 









segunda-feira, 7 de julho de 2014

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Endereço da postagem:    http://escminella.blogspot.com.br/p/natfar.html 

A Prática Pedagógica na Educação Infantil, requer um cuidado especial, ou seja, um olhar para criança no sentido de compreender como ele pensa e como ela aprende. A criança precisa vivenciar concretamente o que aprende, isto é, pegar, sentir, ouvir até com o coração.
            Quanto a disciplina de Artes, desde  cedo é importante que a criança aprenda que Artes não é apenas desenhar. Artes é inerente ao ser humano desde a descoberta da escrita e na Educação Infantil a criança está fazendo sua introdução ao mundo da leitura e da escrita e isso também é Arte.
            A ligação de Arte com a invenção da escrita é o ponto de partida para que a criança compreenda  a importância do estudo da arte na escola.

            MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O TRAALHO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
            - Caixa de conhecimentos de Arte.
        Recortes de imagens de obras de Arte
        Livros didáticos com assuntos pertinentes a Arte na escola.
        Livros sobre vida e a obra de Artistas como; Van Gogh, Romero Britto, Juan Miró.
        Exemplos de atividades realizadas em outras turmas.

A PRÁTICA

            Trabalho em linha ou em rodinha, apresentação da Caixa de Conhecimentos de Arte, durante a conversação o professor articula e inicia a assembleia com perguntas como; O que é Arte? Para que serve a arte? Onde encontramos arte? Vocês conhecem algum artista?
            Então o professor começa a organizar as informações para dar tratamento a elas. Primeiramente a criança deve compreender:
        A ligação da arte com as primeiras formas de escrita, ter o entendimento de que a escrita não existiria se não fosse a arte.
        A Arte sempre existiu.
        Ela acompanha o homem diariamente.
        Que é uma profissão.
        E conhecer as sete artes.
            Durante a utilização deste material os alunos irão visualizar as gravuras, ouvir as histórias das vidas dos três artistas citados.
            Poderão trazer materiais para enriquecer a caixa de conhecimentos, como por exemplo, filmes,  músicas, quadros e esculturas para exemplificar algumas das sete artes.
            Também poderão colocar na caixa seus próprios trabalhos para que a caixa deste conhecimento fique em exposição e passe nas salas de aula das outras turmas.
            Depois de iniciado este trabalho o professor poderá dar continuidade elevando o nível das informações a cerca da Arte, apresentando outros artistas, fases da Arte entre outros assuntos,  inclusive em outras turmas das séries iniciais.


Trabalho realizado pelas professoras Nádia Clarice Marcks e Lucidea Pessin












quarta-feira, 2 de julho de 2014

Atividades da Copa 2014


Elenára Pereira Santos
Disciplina: Língua Portuguesa

No final de maio, os alunos das turmas 911 e 912 produziram textos de opinião na aula de Língua Portuguesa, após debate e análise do texto ”Vale a pena o Brasil sediar a Copa de 2014?”, escrito pelo jornalista Celso Unzelte.

Escola Municipal de Ensino Fundamental AngeloChiele
·         Aluno:Thiago Sordi
·         Turma: 912
·         Disciplina:Língua Portuguesa
·         Professor: Elenára Pereira Santos
·         Data: 30/05/2014

Vale a pena o Brasil sediar a Copa de 2014?
            Depois de uma longa história no futebol, o Brasil conta com cinco títulos mundiais e este ano terá a chance de conquistar seu sexto título jogando em casa, pois é, novamente estamos sediando a Copa do Mundo.
            Com esse superevento, o governo está investindo muito dinheiro em infraestrutura nas cidades-sedes. Por exemplo, os estádios ficarão mais modernos,contarão com mais segurança, acessibilidade, conforto interno, entre outras melhorias. Todo esse investimento deve retornar ao país com o lucro obtido dos turistas, que são estimados em 600 mil, sendo que a maioria ficará hospeda em nossos melhores hotéis, os quais estão mais sofisticados e luxuosos e também mais caros, por isso alguns turistas estão em busca de preços mais baixos e acabam por escolher casas particulares para se hospedar. Mas não serão apenas estrangeiros que estarão circulando pelo país, o Brasil terá um grande fluxo de turistas nacionais que se deslocarão entre os estados para assistir aos jogos. E quanto aos estádios, eles estão melhores, graças a quem? As construções e reformas estão gerando vários postos de trabalho e isso é outro ponto positivo da realização da Copa aqui.
            Apesar de obtermos algumas vantagens, também temos problemas para concretizar essa ideia, as obras superfaturadas, por exemplo. Esse e outros investimentos poderiam ser aplicados na saúde, na educação e na cultura. Mas, é claro que, mesmo que se cancelassem a Copa, o governo não investiria todo esse dinheiro nessas áreas. Já que não há com cancelá-la nessa altura, o que resta a fazer é torcer para que tudo dê certo: que não já haja congestionamento nos aeroportos, que o povo trate com muito respeito os visitantes e que o governo reforce a segurança aos estrangeiros, aos atletas e a nós, a população, pois há um grande índice de violência e criminalidade no Brasil.
            Essa é Copa do Brasil e os estrangeiros são nossos convidados, vamos mostrar a eles que os brasileiros são civilizados, portanto vamos recebê-los de braços abertos para voltem e tragam mais pessoas para conhecer nosso país.


Escola Municipal de Ensino Fundamental AngeloChiele
Alunas: Laura Paim e Letícia Fuhr
Turma: 911
Disciplina:Língua Portuguesa
Professor: Elenára Pereira Santos
Data: 30/05/2014


Vale a pena o Brasil sediar a Copa 2014?

                   Este ano o Brasil será sede de um dos maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo. Essa decisão foi apoiada pela população, pelo ex-presidente e governadores, mas quando anunciado o valor gasto, o fato gerou protestos por todo o país.
                   Porém, a Copa trará algumas vantagens à população brasileira, como a criação de 700 mil novos postos de trabalho, sendo que mais de 300 mil empregos são permanentes, a economia do país será movimentada e, após o seu término, os brasileiros poderão usufruir de toda infraestrutura construída para receber os visitantes.
                    Por outro lado, os bilhões gastos com o evento poderiam ser utilizados para outros fins mais urgentes, benéficos para o povo brasileiro, como a construção de escolas e hospitais. E ainda há outros problemas bem preocupantes: dúvida quanto à segurança dos turistas, aos atletas e à população, caos aéreo, devido ao grande fluxo de turistas, podendo ocorrer atrasos ou cancelamento de mais de 40% dos voos, obras superfaturadas ou inacabadas. O pior é que se o Brasil não garantir tempos de paz durante os jogos, será proibida a realização das Olimpíadas de 2016 em nosso país.
                    Por isso a pergunta “Se o Brasil deveria ou não sediar a Copa 2014?” teria de ser respondida anteriormente pela população, lá em tempo de decisões e não agora que faltam apenas poucos dias para o início do evento. Protestos, destruição, indignação não resolverão nada neste momento.Então, tanto os contrários quanto os favoráveis à realização da Copa deveriam relevar a situação e demonstrar um ambiente confortável e agradável para receber os turista.

COPA DO MUNDO 2014

Turmas: 611, 711, 7112 (Ciências Professora Venilda)
Na aula de Ciências a professora dividiu a turma por temas: Bandeiras dos países, Maquetes de Pontos turísticos, Foguetes, Vestuário, Fauna e Flora dos Estados Unidos.
Os alunos se empenharam bastante na realização destas atividades aprendendo mais sobre os países a sua cultura e tradição.
Resultado dos trabalhos:






quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Copa do Mundo e a Educação Infantil

Os alunos da educação infantil nível II, se envolveram no assunto da copa. Primeiramente trabalhamos com a mascote da copa, onde descobriram curiosidades, características, motivo pelo qual o tatu foi escolhido para ser o mascote da copa.  As crianças realizaram diversas atividades onde envolviam atenção, concentração, percepção e ficaram bastante motivadas para realizá-las.
Na foto em destaque as crianças estão com os rostos pintando, das cores da bandeira do Brasil e aguardando ansiosas a abertura da copa, com as bandeiras confeccionadas por elas mesmas.
Ainda queremos fazer uma passeata bastante animada pelo bairro, para comemorar a participação e até quem sabe a vitória do Brasil.
Professora Aline Rasera


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Brincando se aprende matemática.

Jogar é importante para a aprendizagem matemática
Alunos do 2º ano aprendem matemática brincando com material dourado e palitos de picolé.
Com objetivo de ampliar a numeração e eles compreenderem o sistema de numeração decimal os alunos jogam em grupos utilizando material concreto.

Atividades realizadas com os alunos do 2º ano, turma 211 da Professora Raquel Rossi.








As turmas 411 e 412  inseridas no contexto nacional, vivenciando a Copa Mundial de Futebol, realizada no Brasil, realizaram inúmeras tarefas. 
     A partirda letra da música "Somos  todos um só" trabalhou-se nas diferentes áreas do conhecimento.
     Em Língua Portuguesa, além da exploração do vocabulário trazido pela música,  foi trabalhada a interpretação de texto e práticas de gramática aplicada que compõe  o conteúdo pertinente à série.
     Em matemática trabalhou-se a elaboração de situações problemas envolvendo os números das 20 edições das copas.
     Em História, Geografia e Ciências destacou-se as questões acerca das nações que participaram da primeira fase  explorando os aspectos físicos, étnicos e culturais de cada país.
     Uma vez que os jogos estão sendo realizados em horário de aula, organizou-se uma torcida em prol da Seleção Brasileira onde os alunos cantaram a música e torciam.  
     A atividade culminou com a gravação do vídeo onde os alunos puderam mostrar, além do entusiasmo pela  seleção sus chapéus confeccionados durante a aula de artes.
Participaram do projeto as professoras Flávia Inês Moroni Bartelli, Odete De Bona Giacomelli com a colaboração da Diretora da escola Zuleide Dal Monte e Elisete Tinn Piano.


  https://www.youtube.com/watch?v=TTLRb9bNc7M


terça-feira, 24 de junho de 2014


Os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental deram fechamento ao conteúdo sobre Antigo Egito colocando em prática uma antiga profissão egípcia: de escribas!!  Os alunos transformaram suas frases sobre o conteúdo em hieróglifos – escrita sagrada que continha cerca 6900 sinais. Os sinais utilizados pelos alunos foram simplificados, sendo que cada letra continha um sinal. Esses sinais foram colocados em plaquinhas coloridas para que os alunos pudessem “traduzir” suas frases. Os trabalhos foram feitos em duas aulas e serviram para os alunos compararem os diversos modos de escritas e entenderem um pouco a complexidade da profissão. 

As turmas 611 e 612 durante os trabalhos:




















E os trabalhos finalizados:







Professora Jordana Lara Bernhard
Disciplina: História